Uma forma muito gostosa de se trabalhar com os pequenos, interagindo com eles durante a história! A história a seguir copiei de um blog e aqui repasso à vocês!
Selecione alguns fantoches para compor um diálogo – pode ser fantoches de animais ou crianças. Para essa aula, você professor vai precisar de um auxiliar para o teatro. Atrás de um biombo (que pode ser um pano pendurado num varal) um dos fantoches - que aqui vamos chamar de João-, chora chateado dizendo que não vai mais brincar com os amigos porque alguns não sabem como brincar, diz que os colegas batem, empurram, gritam e tomam o brinquedo de suas mãos. Resmunga e depois aparece para as crianças que assistem a história na frente das cortinas e dialoga com elas. Conta porque está chateado e envolve a criançada na historinha. Depois disso sai de cena.
Em seguida entram em cena, duas amiguinhas conversando e dizendo que não encontram o João para brincar, que já procuraram e nada de João aparecer. Uma delas fica zangada dizendo que João não quis brincar com ela e que por isso vai ver quando ela o encontrar. As duas saem de cena dizendo que vão procurar o João.
Um quarto personagem – que aqui vamos chamar de “Violeta” - entra e dialoga com a criançada que assiste ao teatro. “_ Estou procurando meu amigo João! Vocês o viram? Com certeza todas as crianças vão dizer que sim! Ela então o chama: “_ João! João! Joãao!” João aparece tristonho e calado. A amiguinha cuida dele dando um abraço e conversando com ele: “_ O que foi João? Por que você está tão triste?”. João responde: “_ Olha amiguinha Violeta, eu agora decidi que não vou mais brincar com vocês. É que aquelas duas brigonas e mal educadas não sabem conversar.”
“_ Ah, João então é isso?!” diz a personagem.
“_ Não se preocupe, pois eu tive uma ótima idéia! Vou ensinar a elas uma canção bem legal que fala sobre como devemos tratar os outros.”
Violeta e João saem de cena. Entram as duas outras personagens, novamente procurando o João. Enquanto elas conversam falando sobre o sumiço do João, entra Violeta que já vai logo dizendo “_ Estão procurando o João? Ah então é porque ainda não sabem que ele decidiu não brincar mais com a gente só por causa de vocês duas!”
“_ Ora essa!”, diz uma delas. “_ E o que fizemos com ele?”. Violeta explica que as amiguinhas não sabem brincar, brigam e batem, tomam os brinquedos, empurram e ainda nem agradecem quando João, que é muito gentil, empresta algum material.
As meninas ficam espantadas e dizem: “_ Nossa! Coitado do João! _ Ele ficou mesmo chateado! _ Mas e agora o que vamos fazer?” Violeta diz que tem uma idéia:
“_ Vou ensinar a vocês duas uma música que fala sobre como devemos tratar nossos amigos. A música se chama “Palavrinhas mágicas”, vocês querem aprender?”
“_ Claro que sim!” dizem elas!”
Nesse momento, você professor/a coloca a música no som já previamente preparado para que a personagem Violeta cante a música para as amiguinhas.
MÚSICA: PALAVRINHAS MÁGICAS
ELIANA
As três personagens dançam e cantam a música de forma bem animada. Ao terminar a canção, Violeta pergunta para as amigas se elas já conheciam essas palavrinhas mágicas. No diálogo elas acabam dizendo que conheciam algumas sim, mas não têm o hábito de usá-las. E as três conversam sobre como é importante usá-las em seu dia-a-dia. Violeta então diz que vai chamar o amigo João para que as amiguinhas contem a ele as palavrinhas mágicas que aprenderam. Assim João volta para a cena com as outras personagens.
Elas pedem desculpas a João e dizem que agora sempre vão usar as palavrinhas mágicas. Os personagens se abraçam e a música é tocada novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário